sábado, 15 de dezembro de 2018

Esperançar é nossa missão!


O Natal, embora desfigurado pelo consumismo desenfreado e alienante, é sempre um convite à esperança. Não a uma atitude passiva que vem do verbo esperar, mas de uma atitude ativa, propositiva, que vem de esperançar, muito frisada pelo grande educador Paulo Freire. Esperançar vem de dar esperança; vem de animar(-se), de estimular(-se). 
É neste sentido que celebramos o Natal, reacendemos em nós a missão do Filho de Deus que veio ser esperança para o seu povo. Veio nos animar a buscar o Reino de Deus, veio nos estimular a servir Deus e aos irmãos... Decididamente, esperança não é uma atitude passiva, é antes engajamento a serviço da vida, a serviço do amor.  A missão do Filho de Deus é também nossa missão: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância.” (Jo 10,10).
O presente momento histórico é marcado pelo fortalecimento das forças e regimes ditatoriais que crescem no mundo. O discurso do ódio, da intolerância e da violência encontram fácil respaldo e adesão nas diferentes camadas populares. Os empobrecidos e marginalizados encontram-se ainda mais vulneráveis. Neste cenário, não cabe a nós cristãos a atitude de espera passiva, nem de acomodação à situação. Cabe a nós a atitude Paulina de quem assumiu com solicitude o projeto de Deus: “Não se amoldem às estruturas deste mundo, mas transformem-se pela renovação da mente a fim de distinguir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que é agradável a ele, o que é perfeito.” (Rm 12,2).
A exemplo de Jesus, que se encarnou em um momento crítico da história do povo de Israel, cabe assumir a Sua atitude de solidariedade e misericórdia aos mais sofridos, aos últimos da sociedade. Pois esta é a única forma de fazer o Reino de Deus chegar a todos. Decididamente somos levados a buscar em Jesus a força para nos animar diante das adversidades, a intrepidez para nos estimular a seguir os Seus passos na história de hoje.
Por isso essa edição de O Lutador vem marcada por testemunhos de quem empenha a vida em esperançar, dar esperança, animar, encorajar... Traz experiências de vida proativas de quem acredita na força da Palavra de Deus, na força do povo, na força do amor que é mais forte que a violência e a morte. Com isso acreditamos que Natal não é tanto uma festa a ser celebrada exteriormente. Natal é ocasião para acordar em nós a intrepidez missionária de Jesus. Natal é oportunidade de vencer as amarras, de fazer a luz brilhar nas trevas, acordar o amor que vence a violência e a dor.
Por isso, desejar Feliz Natal, ensejar um Ano Novo de saúde e paz, não é ficar esperando, como se não dependesse de nós. É esperançar, é buscar em Jesus a força motivadora e propulsora para um mundo novo que nasce das nossas atitudes a serviço da vida, contra tudo aquilo que fere os irmãos e a natureza. Um Feliz Natal e um abençoado Ano Novo começam a acontecer quando descobrimos que nossa missão é esperançar, é ser causa de esperança, é ser o começo da mudança que desejamos que aconteça.
E isso é pra começo de conversa e de um Feliz Natal pra todos!

Denilson Mariano

Um comentário:

  1. Boa palavra, Mariano. A resistência, a partir do evangelho, das atitudes de Jesus, deve ser a nossa arma contra as forças maléficas encarnadas nos representantes do sistema político e econômico do nosso País.

    ResponderExcluir