quinta-feira, 19 de julho de 2018

Mulheres “invisíveis”


Nas revistas em quadrinhos e em filmes no cinema e seriados da TV, a invisibilidade é apresentada como um dote, como um poder especial. Quem não se encantou com os filmes do “Homem Invisível” ou não se lembra do avião invisível da Mulher Maravilha... Porém, em nossa sociedade, a invisibilidade não se liga a super poderes ou dotes especiais. Invisibilidade diz respeito à falta de acesso a direitos básicos, refere-se ao descaso da sociedade e dos órgãos públicos que ignoram o sofrimento das pessoas, sobretudo das mais pobres e injustiçadas, aquelas que vivem em situações sub-humanas e desumanas.
Mulheres “invisíveis” diz respeito à vida de presidiárias cuja situação é ainda mais grave que a dos homens encarcerados. Além do problema da superlotação, a mulheres não recebem material de higiene pessoal (sabonete, escova e creme dental, absorventes); quando grávidas, os filhos nem sempre são registrados e nem sempre são vacinados no período correto.
De acordo com um levantamento feito a pedido do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através do Cadastro Nacional de Presas Grávidas e Lactantes, existem no Brasil 150 mulheres grávidas, 120 lactantes, e mais de 180 crianças nos presídios (dados de junho 2018). É uma situação que a sociedade não enxerga e até, não quer ver. Essas mulheres, socialmente falando, são “mulheres invisíveis”. Pessoas que vivem no submundo da prisão, verdadeiro “inferno” do qual saem piores que entraram, devido às situações a que são submetidas.
Salta ao olhos a situação dos filhos, que mesmo inocentes, cumprem penas com suas mães. Sabemos que o período da gestação e os primeiros anos de vida deixam marcas profundas na vida dos nascituros. Essas crianças carregarão para o resto de suas vidas as marcas desta situação desumana.
Somente atos humanos podem recuperar a humanidade nas pessoas. A Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB) tem um importante trabalho através do qual a Igreja se faz presente nos presídios que é Pastoral Carcerária. Entre as muitas atividades desta Pastoral se destaca a atenção que vem sendo dada à situação da mulher nos presídios.
“Estive preso e foste me visitar!” (Mt 25,36) é o espírito e a força que anima a Pastoral Carcerária que tenta ser uma presença humanizadora e de fé junto a essas mulheres “invisíveis” para a sociedade. Tenta também dar a elas voz e vez, tirando-as da invisibilidade através de apoio às suas necessidades e defesa dos seus direitos. E, parafraseando Mário Ottoboni, é importante lembrar que “toda pessoa é maior que sua culpa”. Toda mulher é maior que o erro que porventura ela tenha cometido. Precisamos enxergar a pessoa e encontrar meios de devolver-lhe a sua humanidade.
Lutar para a superação desta invisibilidade e pela dignidade humana de toda pessoa é um dever cristão. Ser capaz de enxergar essas mulheres como pessoas humanas é o mínimo que se espera de um cristão. Solidarizar-se com elas e com quem as apoia é um apelo evangélico.
E isso é pra começo de conversa!


Editorial Revista O Lutador. Edição 3902 - Julho 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário