quinta-feira, 19 de julho de 2018

Retalhos de coisas boas



 “Retalhos de nossa história bonitas vitórias que meu povo tem...” Este trecho da música “Baião das Comunidades”, de Zé Vicente, expressa um pouco do que foi o 14º Intereclesial das CEBs celebrado em Londrina, PR nos dias 23 a 27 de janeiro.  Um encontro costurado pela fé com a linha da esperança.
Animados pela Palavra de Deus, mais de três mil participantes, entre eles, leigos e leigas, representando as comunidades de todo o Brasil, indígenas, membros de outra igrejas e de outras tradições religiosas, diáconos, padres, bispos e religiosos(as), se reuniram para partilhar a fé e buscar pistas de ação diante dos desafios do mundo urbano.
Um encontro, organizado pela Ampliada Nacional das CEBs e pela Arquidiocese de Londrina, tendo à sua frente Dom Geremias, e que, apesar de alguns ventos contrários, permitiu avançar na consolidação da caminhada das CEBs no Brasil sob o lema: “eu vi e ouvi o clamor do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7).
Um bonito testemunho vem parte da jovem Lúcia, de Maringá, PR:“Foi motivador ver as CEBs sendo confirmadas como sendo a porta da igreja que se abre para acolher o que vem de fora, da rua, das favelas, das periferias, dos grandes centros, do rural para assim sair para fora, ir a onde há sofrimento, onde há escravidão, onde a vida esta sendo descartável para estar juntos aos movimentos, sindicatos, de pessoas e das organizações que lutam para transformar essa triste realidade, para transformar a sociedade que descarta, exclui e gera morte.”
A Revista O Lutador também acompanhou este encontro de Fé e de Esperança para a Igreja do Brasil. Embora alguns se neguem a enxergar, foi um importante momento de comunhão eclesial, durante o evento contou-se com a presença de mais de 70 bispos. Um “kairós”, um tempo da graça de Deus apontando caminhos em meios aos grandes desafios do mundo urbano.
Vale como destaque a palavra final da assessoria do Pe. Vilson na miniplenária sobre a questão da violência. Ele, depois de um momento de silêncio para um síntese pessoal, destacou algumas observações do Papa Francisco, fruto de uma audiência pessoal com ele. Elas são um caminho a ser seguido por toda a Igreja do Brasil:
1. O laicato latino americano tem de assumir uma dianteira maior na vida da Igreja latino-americana;
2. O documento 105 da CNBB tem uma linguagem bonita, mas precisa ser efetivado;
3. Levem sempre consigo o documento Evangelho da Alegria (Evangelii Gaudium), nele está meu coração;
4. Se os cristãos olhassem os Evangelhos como olham o WhatsApp, as CEBs fariam uma revolução;
5. Temos de fazer com que a classe média se desmistifique de sua alienação; As comunidades devem acolher pessoas diferentes e favorecer sua conversão;
6. É preciso preocupar-se com a fome no mundo e isso passa pela questão da justiça social;
7. Urge cultivar a mística, a espiritualidade, sem ela de nada adianta a nossa luta...
E isso é pra começo de conversa

Denilson Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário