quinta-feira, 10 de novembro de 2016

“Dai-lhes vós mesmos de comer”


Jesus, ao invés de acatar a ideia dos discípulos de despedir a multidão, lhes dá uma tarefa que parecia impossível: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).  Onde encontrar alimento para toda aquela gente? Mas, se já era impossível providenciar algo para saciar a fome da multidão, este texto parece ainda ir além. A fala de Jesus no Evangelho sugere também que os discípulos, eles mesmos, deveriam ser o alimento para o povo. Neste caso, implicaria não apenas dar daquilo que eles possuíam, mas dar a si mesmos, ou dar tudo de si para que o povo pudesse ser saciado.
Em sua vida, Jesus foi uma constante doação. Um constante dar-se a si mesmo para que todos tivessem vida. Por onde passava, Jesus semeava a vida na mente, no coração e no corpo sofrido das pessoas. Ao dar de si mesmo, Jesus devolvia a esperança, devolvia a alegria de viver. A sua entrega decisiva na cruz é antecipada na última ceia com seus discípulos. Ali, o corpo entregue e o sangue derramado são partilhados na forma de pão e vinho. Pão que sustenta e vinho que encoraja. Também os discípulos deveriam ser capazes do mesmo ato de entrega. Deveriam ter a força e a coragem necessárias de ir até às últimas consequências a fim de garantir a vida em abundância para todos, pois este é o grande projeto do Pai.
Quando comungamos, Jesus nos dá sua força e coragem para que possamos dar de nós mesmos para saciar a fome do povo. Se nos aproximamos da Eucaristia com a mesma intenção na qual ela foi celebrada com os discípulos e com os primeiros cristãos, não temos como ficar indiferentes diante das necessidades de nossos irmãos. Eucaristia é partilha, doação, é exigência de fraternidade em todos os sentidos. Eucaristia é missão de vida e esperança.
Neste mês de junho, dedicado ao coração de Jesus, que cresça em nós, em nossas famílias e comunidades um desejo maior de dar-nos a nós mesmos para que o mundo tenha mais vida. Que nossas ações e decisões, não sejam guiadas por um desejo egoísta, mesquinho ou até maquiavélico de querer tudo para nós mesmos em prejuízo dos outros. Antes, guiados pelo Espírito de Jesus, iluminados pela sua Sabedoria, guiados por sua Palavra, alimentados por seu Corpo e Sangue possamos nos empenhar para fazer no hoje de nossa história, tal como Ele mesmo nos ensinou. Isto é ser cristão, ser outro Cristo no mundo de hoje.
Que todo este número da Revista O Lutador, com suas reflexões, testemunhos, exemplos e roteiros bíblicos e pastorais possam nos ajudar e ajudar a todos a recriar em nós as atitudes de Jesus. Possam nos ajudar a encontrar alternativas que não desprezem ou despeçam as multidões sofridas e famintas, mas nos inspirem meios de colocar em prática a ordem de Jesus: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. E isso é prá começo de conversa!


Denilson Mariano

Revista O Lutador Ed. 3877 – jun 2016 – www.revista.olutador.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário