quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Papa do “Dedo Verde”

Um bom número dos nossos leitores conhece a estória do Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon. Estória na qual um menino, filho de um fabricante de canhões tem um polegar verde e o dom através do qual, tudo o que toca se transforma em flores, em alegria. Aos poucos ele muda a vida da cadeia, do hospital, do asilo, e até da fábrica de canhões de seu pai, a ponto de a própria cidade “Mirapólvora” mudar o nome para Miraflores.
Neste início de ano, ao voltar nosso olhar para a situação de nosso país nas suas várias esferas de poder - Legislativo, Judiciário e Executivo – e ainda o “Quarto Poder” -representado por quem domina os grandes veículos de comunicação,-  todos eles marcados por desvios de conduta e atos de corrupção, nos damos conta de que estamos diante de um “Miralama”. Para um feliz Ano Novo, temos a necessidade de acordar em nós esse “Menino do Dedo Verde”. Esse anjo adormecido que mora em algum lugar dentro de nós e que outra coisa não é, senão, a esperança teimosa que insiste na busca da bem, da verdade e da justiça, da verdadeira alegria...
Nosso Papa Francisco tem feito sua parte e vem nos incentivado a fazer a nossa. Ele tem se esforçado para dar a sua contribuição para que o mundo se torne mais humano, mais alegre, mais feliz. Creio que podemos, singelamente, chamar nosso Papa de “O Menino do Dedo Verde”. É bem verdade que, como acontece na estória, as aulas curiais lhe dão sono, e seu aprendizado se dá com pessoas concretas, de experiências que ele faz através dos acontecimentos da vida. Mas é inegável que ele tem o dom de trazer mais vida e esperança com seu sorriso, sua proximidade, sua capacidade de acolhida e suas decisões.  Por onde passa semeia flores, semeia vida, alegria...
No entanto, não lhe faltam opositores, dentro e fora da Igreja. Os mais conservadores rejeitam a sua postura antidogmática e desejosa de ser sinal de vida para as situações concretas. O poder econômico não aceita a sua pregação social na qual postula mais vida para os seres humanos e para o planeta. Há também os extremistas islâmicos, marcados pelo ódio “aos infiéis” que semeiam a morte e o terrorismo e já tramam a morte do Papa. E ainda os que apostam nas artimanhas, nos esquemas de corrupção, numa Igreja de privilégios longe da vida concreta do povo. Mas Francisco segue, firme e com serenidade, procurando tocar as situações conflituosas com seu dedo de fé e esperança recuperando um pouco de paz e de alegria.
Todos nós podemos ajudar o mundo a ser um pouco melhor. Todos nós somos vocacionados à promoção da vida, da verdade e da justiça. É com nossas escolhas, ações e decisões, moldadas no projeto de Deus, que acordamos em nós esse anjo bom, esse “Menino ou Menina de Dedo Verde” que tem o poder de fazer florir e alegrar tudo o que está á nossa volta. E isso é prá começo de conversa.

Ir. Denilson Mariano 
  
O Lutador Ed. 3872 - jan 2016 www.revista.olutador.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário