quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Um sonho de paz


Jesus, Luther King, Mahatma Ghandi, Dom Helder Câmara, Santo Oscar Romero, Madre Tereza de Calcutá e tantos outros de tantos lugares e de épocas diferentes, foram e ainda são artífices da paz. Foram artífices porque em sua vida perseguiram esse sonho, nele acreditaram e, por acreditar, muito fizeram pela paz, ainda que isso lhes tenha custado a própria vida.
Mas não apenas foram artífices da paz, ainda o são. Eles continuam nos dando forças para que outros persigam esse sonho e continuem a despertar iniciativas concretas de sua realização. Muitos muros, barreiras e preconceitos caíram mostrando que o sonho de paz é possível, o sangue derramado por essa causa fecundou a história fazendo brotar novos “construtores da paz”, novos “fazedores” e “sonhadores da paz” como canta Pe. Zezinho.
Os sonhadores da paz, de ontem e de hoje vão formando um mutirão, vão reunindo forças para que esse sonho se torne realidade. Bergolio, hoje o Papa Francisco, assina seu pontificado com o sonho da paz. Ele atualiza o sonho de Francisco de Assis, o irmão universal que tem a missão de ser um instrumento de paz para o mundo: levar o amor onde existe o ódio; levar o perdão onde há ofensa; união onde há discórdia... Francisco hoje levanta essa bandeira da paz no mundo, denuncia os horrores da guerra e nos anima a perseguir esse sonho de Paz. Ele nos convoca a lutar juntos, a sonhar juntos pela paz, a “sonhar em mutirão”.
As Olimpíadas fizeram os olhares do mundo convergirem para o Brasil, nossa pátria amada, num momento politicamente desconcertante e socialmente afligido pela violência. Temos de procurar decifrar o que estas Olimpíadas nos querem dizer neste momento histórico. Quando atletas de todas as partes do mundo se unem através do esporte, num esforço constante de auto superação, de disciplina e dispostos a darem o melhor de si, buscam mais que uma medalha. Buscam mostrar para todos que é possível ir além, sonham em chegar onde outros ainda não conseguiram.
Se ainda não chegamos à paz almejada, temos de continuar a buscá-la. Crescer em nossos esforços e disciplina de superação para que o sonho reúna forças de realidade. Na medida em que, pela oração e atitudes concretas, acalentarmos esse sonho, no mais profundo de nós, nos convenceremos de que esse sonho não é em vão. Também poderemos mostrar para os outros que o amor é mais forte que o ódio, a paz é mais forte que a guerra e a vida é mais forte que a morte. E, enquanto houver homens e mulheres que mantêm em si a imagem de Deus encarnando sua Palavra na vida, enquanto houver pessoas que se deixem moldar por um amor maior e que levem a sério a sua fé, haverá sonhadores e construtores da paz.
Por isso, no ritmo da música do Zé Vicente, sigamos confiantes e cantando: “Sonho que se sonha só, pode ser pura ilusão, mas sonho que se sonha junto é sinal de solução. Então vamos sonhar companheiros, sonhar ligeiro, sonhar em mutirão”.  E esse sonho de paz é prá começo de conversa!
Denilson Mariano

Revista O Lutador Ed. 3880 – set 2016 – www.revista.olutador.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário