quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Eucaristia e Partilha


A descrição da cena dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35) além de sua beleza própria, é profundamente educativa, marcada por uma série de atitudes pedagógicas de Jesus que nos dão uma compreensão melhor da própria Eucaristia e do seu sentido na vida da Igreja.
Embora Jesus tivesse recomendado que os discípulos permanecessem em Jerusalém após sua morte, o texto começa a descrever que os discípulos caminhavam para Emaús, na direção contrária da recomendação. Mesmo assim, Jesus aparece e caminha com eles, enquanto coversavam sobre os acontecimentos da paixão e morte do Senhor (cf. Lc 24,13-14). No entanto, mesmo ouvindo a conversa, Jesus perguntou: “O que vocês andam conversando pelo caminho?” (24,17). Trata-se de uma pergunta pedagógica, ela quer conduzir os discípulos a uma nova visão sobre a realidade que eles estavam vivendo. Para clarear os acontecimentos, Jesus reflete com eles as Escrituras, a Palavra de Deus ilumina a vida e aquece o coração, já desperta neles um novo ânimo.
Ao chegar nas proximidades de Emaús, Jesus faz de conta que ia adiante (24,28). Qual a necessidade desse “faz de conta”? Trata-se de mais uma atitude pedagógica. Jesus cria uma oportunidade para ser convidado: “Fica conosco, Senhor!” Se lhe abrirmos o coração, Ele entra e faz morada. Por fim, numa refeição, Ele se revela. Então, os discípulos O reconhecem na partilha do pão.
Mas no momento em que O reconhecem, Ele desaparece de seus olhos (24,31). Porquê desaparecer? Mais uma atitude pedagógica. Desde a saída de Jerusalém, Jesus caminhara com eles a olhos vistos e eles não O reconheceram. Mas agora, eles têm consigo a certeza de o Senhor caminha com eles, a todo momento, mesmo que seus olhos não O vejam. Ele está vivo, o Ressuscitado caminha com eles, por isso, eles já não têm medo e voltam alegres para levar a boa notícia aos irmãos.
O XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN) é, na verdade, uma grande atitude pedagógica da Igreja. Trata-se de uma oportunidade de reler os textos eucarísticos para iluminar os momentos difíceis e sombrios da vida. Quer ajudar a reencontrar o ânimo para continuar a caminhada. É uma ocasião que nos permite renovar o convite: “Fica conosco, Senhor!” E assim, fortalecer nossa adesão ao projeto de vida de Jesus. Mas, sobretudo, é uma oportunidade para uma grande catequese eucarística, afim de que nossos olhos se abram e possamos reconhecer o Senhor que caminha sempre conosco. Já que estamos num momento nacional tão inseguro e sem rumo, tão marcado por uma onda de corrupção generalizada... Quando muitos perdem a esperança e já não acreditam em nada, em ninguém... Colocamos nossa esperança no Senhor da história, e a esperança não decepciona (Rm 5,5) Ele caminha conosco nesta noite escura, nos fortalece, nos inspira a partilha e, com certeza, surgirá boa nova a ser anunciada. O XVII CEN vem nos confirmar na missão, vem acordar nosso discipulado missionário, somos testemunhas do Ressuscitado neste mundo, chamados a viver a Eucaristia e a Partilha, chamados a anunciar vida e esperança aos que mais sofrem. E isso é prá começo de conversa!
Denilson Mariano

Revista O Lutador Ed. 3879 – ago 2016 – www.revista.olutador.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário