quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Leigo evangelizando leigo

A Palavra de Deus deixa claro que o batismo é a raiz básica da vocação, da missão de todos os membros do povo de Deus (cf. Ef 4,5). Em Cristo somos um só (cf. Gl 3,28). Fomos batizados no mesmo Espírito, para formarmos um só corpo (cf. 1Cor 12,13), que é a Igreja. Os leigos e leigas são consagrados, desde o batismo, para serem uma casa espiritual, um sacerdócio santo e, através de suas obras, oferecerem sacrifícios espirituais agradáveis a Deus (cf. 1Pd 2,4-10). Compreende-se assim a Igreja como um povo sacerdotal, um povo missionário.
O Concílio Vaticano II, na Constituição “Lumen Gentium” [Luz dos povos], designa como leigos “todos os cristãos que não são membros da sagrada Ordem ou do estado religioso reconhecido pela Igreja, isto é, os fiéis que, incorporados em Cristo pelo Batismo, constituídos em Povo de Deus e tornados participantes, a seu modo, do múnus sacerdotal, profético e real de Cristo, exerçam pela parte que lhes toca, na Igreja e no mundo, a missão de todo o povo cristão”. (LG 31)
Também o Documento 62 da CNBB, “Missão e ministério dos cristãos leigos e leigas”, explicita que “os leigos encontram-se na linha mais avançada da vida da Igreja; para eles a Igreja é o princípio vital da sociedade humana. Por isso, eles, e sobretudo eles, devem ter uma consciência, cada vez mais clara, não só de pertencerem a Igreja, mas de serem Igreja” (nº 9). Eles precisam de formação para que bem exerçam a sua missão.
“Neste diálogo entre Deus que ama e a pessoa interpelada na sua responsabilidade, situa-se a possibilidade, antes, a necessidade de uma formação integral e permanente dos fiéis leigos a que os padres sinodais juntamente dedicaram grande parte do seu trabalho. [...] Claramente afirmaram que a formação dos fiéis leigos deverá figurar entre as prioridades da diocese e ser colocada nos programas de ação pastoral...” (57 § 5).
Neste número, nossa Revista O Lutador, além de todo o conteúdo de informação e de formação bíblico pastoral, volta seu olhar para uma prática pastoral de leigo evangelizando leigo. Destaca a proposta do MOBON - Movimento da Boa Nova, surgido na Diocese de Caratinga, MG, que se preocupa fundamentalmente com a formação dos leigos, sempre na busca da fidelidade à Palavra de Deus e ao ensinamento da Igreja.
Através dos cursos de base como Pré-Boa Nova e Boa Nova, busca a promoção dos leigos e seu maior engajamento na sua comunidade de fé. Leigos maduros e comprometidos são sinal de Igrejas particulares que levam a sério a nova evangelização (cf. DSD 103). Através dos cursos bíblicos da Campanha da Fraternidade e dos Cursos de Natal, o MOBON procura sempre desenvolver o espírito missionário e favorecer o engajamento dos leigos nas suas comunidades e paróquias de origem, tendo em vista o funcionamento da Pastoral de Conjunto.
Neste período quaresmal, que esta prática possa despertar o potencial evangelizador dos nossos leigos e levar a uma maior conversão para a missão. Que tenhamos, cada vez mais, leigos e leigas “protagonistas”, mais conscientes, mais comprometidos e mais efetivamente atuantes na Igreja e no mundo, a serviço da vida e da esperança para todos.
E isso é pra começo de conversa.

Denilson Mariano


Revista O Lutador Ed. 3874 – mar 2016 – www.revista.olutador.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário